terça-feira, 6 de abril de 2010

Clichê

O que irei dizer à vocês é clichê.
Só de estar falando sobre clichê já é clichê. Até pouco tempo achava que clichês eram aquelas cabines que agente compra passagens na rodoviária, mas descobri que eram guichês.
Mas voltando ao assunto, é incrivel como a sociedade se cansa rápido de qualquer coisa, tá todo mundo exigente, querendo sempre mais, sempre algo diferente, peraí!
Os clichês dos meus pais só se transformaram em clichê depois de anos, hoje em dia se uma(eu disse uma) pessoa faz uma coisa ela já é considerada passada. O que eu mais ouço é: "Há! isso aí ta manjado". Puxa vida! Se é assim mesmo então nunca mais poderemos fazer NADA porque será considerado cópia. Tem gente que não ouve banda nova porque fala que "os caras do passado já fizeram tudo", santa ignorância! Então nunca mais poderemos dizer eu te amo pra alguém, entregar flores à mulher amada, perguntar se o pavê é pavê ou pacomê, dizer que algo está supimpa ou fodástico. Teremos de ouvir apenas os pioneiros em cada estilo de música, ver apenas os primeiros filmes criados para cada tipo ou até quem sabe não poderíamos nascer nem morrer!
O clichê já tá tão clichê que os autores de músicas, textos, etc. comentam na própria obra que o que irão dizer é clichê, tipo:
"Eu vou dizendo na sequência bem clichê, eu preciso de você" Balada do amor inabalável, Skank.
Tudo bem que pode ser uma figura metalinguística, mas de qualquer forma Samuel Rosa já "preparou o terreno" para que caso alguém diga que sua canção é clichê ele possa indicar que ele mesmo afirmou isso na canção. Ou então as pessoas dizem:
"Eu sei que é clichê, mas ..."
Ou seja, as pessoas tem medo de que sejam consideradas clichês, o que tem dizer que precisa de alguém caramba? O que tem dizer que gosto não se discute? O que tem assistir stand-up comedy? O que tem falar sobre amor numa música? O que tem o mocinho ficar com a mocinha e o vilão se dar mal no final da novela? O que tem dizer na moral, lelesk ou koé? Ninguém diz que "oi" é clichê né? :@@
Então gente, se vocês forem dizer ou fazer algo clichê deem de antemão essa desculpa de que o que irão dizer é clichê, para que vocês fiquem livre de qualquer acusação clichesística à seu respeito.

Passar bem.

3 comentários:

  1. (@araujo_gui) Eu ia comentar, mas vai ficar parecendo clichê.. .

    ResponderExcluir
  2. Gostei gostei. Higor, fiquei admiradaa com sua abordagem. Escreve tãoo bem. Viciei. - add favoritos. (yy)

    ResponderExcluir
  3. adoreeeeeeeeeei, mt legal.. rs (Isadora)

    ResponderExcluir