terça-feira, 3 de maio de 2011

Forfun compartilhando alegrias

Dia 27 de Abril a banda Forfun lança seu terceiro CD ‘Alegria Compartilhada’. E, mais uma vez, mostraram que deixaram de ser Forfun para ser Forreal já faz tempo. O terceiro CD traz menos peso do que o anterior ‘Polisenso’, porém há muito mais brasilidade no som. Uma verdadeira mistura de reggae, rock, samba, mpb, rap, psicodelia e eletrônico. Parece muito pra apenas um álbum? É só conferir, está tudo lá.
O álbum é de uma qualidade impecável, e isso se deve ao produtor Daniel Ganjaman que teve muito mais do que canhota ao produzir esse álbum, ele e os integrantes precisaram de uma carcaça de dinossauro e destreza de gaivota. Precisaram ficar um tempo sem distinguir feriados, Natal, Ano Novo, Páscoa ou jogo de final. 

  
 Capa do álbum Alegria Compartilhada

Me sinto num show do Jorge Ben com Tim Maia quando ouço ‘Quem vai,vai’. Me sinto analisando o mundo de uma outra perspectiva enquanto vou até a lagoa pra me alimentar em ‘A Garça’. A música ‘Cosmic Jesus’ conta com a participação de Black Alien, confesso que nunca pensei nessa combinação. Mas o rapper provou que veio realmente de outro mundo com sua rima. Os muleques tiveram certeza e discernimento ao criar a levada calma e relaxante de ‘Descendo o rio’. Como eu sou fã de músicas cantadas rapidamente com muitas palavras e guitarra pesada, minhas favoritas são ‘Tropicália Digital’ e ’Quando a Alma Transborda’ . A banda realmente fez uma faxina pra arrumar a casa e a vida ao criar ‘Dissolver e Recompor’ e todo o resto do álbum. Apesar da grande diferença entre o primeiro e o segundo CD´s, ‘Alegria Compartilhada’ está um pouco diferente do que alguns esperavam. Eu mesmo confesso que senti um pouco falta do peso. 


A grudenta ‘Largo dos Leões’ é um bom exemplo de mudança: um samba com bateria quebrando o ritmo e uma base leve de guitarra servem de sala para que eles falem sobre o Carnaval e citem vários nomes importantes e revelações dos blocos do RJ. Eu prefiri a outra versão de ‘Morada’, mas a mensagem dessa música é tão intensa e sublime que a forma não importa muito. ‘Pra sempre’ traz a mesma plenitude de ‘Morada’, tirando o fato de que o começo da música me lembra Madonna misturado com MC Perla.
 
Enfim, Forfun é uma banda que conseguiu, por mais que misture diversas vertentes musicais, encontrar e construir sua identidade sonora. Agora é o estilo Forfun, é único. Não dá para acreditar que é aquela banda que eu ouvia cantando: “Se lembra daquele dia que a chuva caía e agente ali. Deitados na barraca ouvindo Blink e NFG.” A evolução é gritante, e para aqueles que adoram dizer que as bandinhas gostam de forçar uma mudança: Será que você pensa o mesmo que você pensava há 10 anos? NÃO! Assim como as pessoas amadurecem, sua música amadurece. E no caso do Forfun eu vejo que a maioria dos fãs antigos continuaram gostando pois amadureceram junto com a banda. Lembrando que, enquanto a maioria das bandas é independente e depois assina contrato com gravadoras, o Forfun fez o inverso. E quando uma banda faz o inverso, pode crer que eles tem uma intenção muito maior com sua arte. Vide Los Hermanos, CPM 22 e outros.


A alegria já foi compartilhada de graça por milhares de fãs e não tem nem uma semana que o disco foi lançado no site da banda. Espero que baseada em sua Teoria Dinâmica Gastativa e utilizando sempre o Polisenso, a banda Forfun continue Compartilhando sua Alegria por aí. Parabéns!





12 comentários:

  1. Boa crítica, por mais que eu não goste do tipo de som que eles fazem , a crítica me fez querer ouvir o cd.

    ResponderExcluir
  2. Essa é a intenção =)
    Mas eu usei muito as letras das músicas na critica, por isso algumas coisas vc nao deve ter entendido.

    ResponderExcluir
  3. Poo cara ficou muito bom, principalmente essa parte: "Enfim, Forfun é uma banda que conseguiu, por mais que misture diversas vertentes musicais,[...] A evolução é gritante, e para aqueles que adoram dizer que as bandinhas gostam de forçar uma mudança: Será que você pensa o mesmo que você pensava há 10 anos? NÃO! Assim como as pessoas amadurecem, sua música amadurece." será que eles sabem o quanto evoluiram ? acho que eles deviam ler o seu blog. Não dá mais pra curtir Forfun do mesmo jeito que antes, já que as 'rodinhas' foram perdendo espaço em seus shows, mas o prazer é o msm em curtir cada música deles!

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse, mudança não se enquandra no Forfun, e sim, evolução. É agora que a festa vai começar, o "Alegria" tá trazendo uma bagagem muito boa!
    " Quem não gosta, gosta. E quem não gosta, curte!"
    Paz pra todos! ;)

    ResponderExcluir
  5. iiiiih rapaz, num é que eles leram msm ? hsauhauash, que irado !

    ResponderExcluir
  6. Boa!! ;-D
    perfeito nas palavras!

    ResponderExcluir
  7. poesia digital, mistura instrumental .... tb sinti falta do peso ... mas quando tu analaza a letra das musicas tu percebe a evoluçao, a mistura e intelectualidade cultural ... mas o peso ta ai ... misturado a outros ritmos. Eu nao gosto de samba ... mas curti esse projeto ... parabens aos integrantes do @forfunoficial e continuem sempre assim mas nao abandonem as musicsa classicas por mais que sejam de fases anteriores(historia de verao,viva la revolucion,olhando o mar, ai sim,sol e chuva ... sao classicas e eternas)

    ResponderExcluir
  8. Show de critica filho... Ouvi ‘Quem vai,vai’ por curiosidade e acabei ouvindo todas e a "Garça" foi minha escolhida, como a melhor.
    O nível de popularidade da banda na internet é imprecionante hem!
    O nome "Forfun" quer dizer "por diversão" certo? Então vamos a ela, divirtam-se ouvindo "Alegria Compartilhada"... Recomendado para todas as idades kkkkkk.

    Bjs Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Não gostei donovo Cd ! Apesar de concordar plenamente que se trata de uma evolução gritante! No final de tudo, prefiro a época 'bandinha' mesmo!

    ResponderExcluir
  10. HÁ QUEM GOSTE MESMO, EU POR EXEMPLO PREFIRO NOS SHOWS PARA QUE HAJA RODINHA =)

    ResponderExcluir
  11. Estava aqui pesquisando algumas coisas exatamente para criar um post sobre o Forfun e me deparo com este post fantástico.. só poss dizer Parabéns ...
    Pra mim banda boa é aquela que você ouve da primeira a última música sem precisar trocar porque o cd todo é bom e comigo isso sempre acontece quando a banda em questão é o Forfun.Curto Forfun desde a minha adolescência,desde quando eles ainda eram bandinha e tocavam músicas como "O Mundo vai Girar" , eles cresceram e evoluíram muitoooo e crescer com eles foi maravilhoso.

    ResponderExcluir